segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ensino de robótica em escolas públicas

Alunos de tecnologia ensinam robótica em escola pública do Pará. Ação é desenvolvida por estudantes do Instituto Federal do Pará, em Belém.
Levar estudantes a desenvolver tecnologias criativas e motivá-los para enveredar no mundo da robótica, aproximando-a do dia a dia, para que deixe de ser vista como mera expressão da ficção científica. Com esses objetivos, o Instituto Federal do Pará leva conhecimentos de robótica a alunos de ensino fundamental e médio da rede pública.
O coordenador de extensão do instituto, Fausto Farias Bezerra Filho afirma: “Queremos provar a esses estudantes que a tecnologia deve e pode ser desenvolvida a favor do homem e da natureza.
Em 2010, no campeonato latino-americano de robótica, uma equipe do Instituto colocou em prática o que aprendeu em sala de aula. A missão dos alunos era fazer o conserto de um oleoduto sem a interferência humana, numa demonstração de que a tecnologia pode ser usada a favor do homem e da natureza.

A equipe do campus Belém é composta por alunos da área de elétrica do curso de engenharia de controle e automação. Nas visitas, eles repassam conceitos de programação, de mecânica e eletrônica, além de estudos dirigidos, para que sejam encontradas soluções aos problemas propostos.

O Instituto Federal do Pará  adquiriu conjuntos de robótica de uma empresa multinacional para a montagem de qualquer modelo de robô. É possível criar robôs com guindaste ou um braço manipulador, por exemplo. Para dar as aulas, os professores adotam o programa Java, uma linguagem de programação de robô. É mais acessível e mais fácil de ensinar.

 
Design de Free WordPress Themes | Senac - Administração Regional em Santa Catarina | Setor de Marketing e Comunicação