Oficinas

Domingo (22 de Maio)

Horário: 16h às 20h
Local: Centro Multiuso do Hotel SESC Cacupé - Florianópolis
End.: Rod. Haroldo Soares Glavan, 1670. 88050-005.
Fone: (48) 3231-3200

OFICINA 1
Neurobiologia da memória
Ministrante: Ligia Moreiras Sena (Fpolis)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestre em Psicobiologia pelo Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atuação em pesquisa sobre as bases neurobiológicas do comportamento humano e dos transtornos psiquiátricos associados e em neurobiologia e neurofarmacologia comportamental. Experiência docente em cursos de graduação e pós-graduação e na elaboração de material didático. Áreas de atuação: fisiologia humana; psicobiologia; neuropsicofarmacologia; plantas medicinais psicoativas; modelos animais de ansiedade, depressão e estresse; formação continuada de profissionais da educação e da saúde; elaboração de material didático na área de ciências biológicas. Atualmente, é palestrante na área de neurociência e realiza pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da Universidade Federal de Santa Catarina, desenvolvendo pesquisa sobre a base neurobiológica do transtorno de estresse pós-traumático.

OFICINA 2
Design Instrucional – uma nova versão para o material didático
Ministrante: Laura Coutinho

Graduação em Letras e Pedagogia, mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação: Web Didática: um modelo para auxílio na elaboração de cursos baseados na Web. Experiência na área de Educação a distância e capacitação empresarial (formação continuada) com uso de tecnologia, desde 1990. Atuação principal: desenvolvimento de cursos na modalidade a distância, presencial e flexível. Professora da Pós-graduação de Tecnologia da Informação Aplicada à Educação do Núcleo de computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultora do Centro Nacional de Educação a Distância do Senac Departamento Nacional. Área de pesquisa: objetos de aprendizagem e e-learning. Membro do Grupo de Pesquisa de Informática na Educação do Núcleo de Computação Eletrônica/UFRJ. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação.

Ministrante: Daniela Papelbaum (RJ) 

Mestre em Educação pela Puc, em 2005, tendo defendido dissertação sobre perfil e práticas de navegação dos estudantes de cursos on line. Especialista em Educação a Distância e em Psicopedagogia.



OFICINA 3
Construção da identidade e diferença na prática educativa
Ministrante: Reinaldo Matias Fleuri 
 
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996), na Universidade de São Paulo (2004) e na Universidade Federal Fluminense (2010). Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Preside a "Association International pour la Recherche Interculturelle" (ARIC), na gestão 2007-2011. É pesquisador do CNPq. Coordena o Núcleo de Pesquisa Mover - Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq). Participa desde 1992 do Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPEd), tendo sido membro do Comitê Científico desta Associação no período de 2000 a 2002. Faz parte do Instituto Paulo Freire. É pesquisador colaborador do "Centre de Recherche sur l'intervention éducative" - CRIE (Canadá). Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas, que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e formação de educadores.

Ministrante: Maria Conceição Coppete (Fpolis)

 Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC), assim como Especialização em Fundamentos da Educação e Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003). Professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina e integrante do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância. Doutoranda (2008) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora do Núcleo MOVER (Educação Intercultural e Movimentos Sociais). Coordenadora de tutoria (2009/2010) do curso de Extensão "Educação para a Diversidade e Cidadania" da SECAD/MEC, Universidade Aberta do Brasil - UAB, vinculado ao Núcleo Mover/UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Fundamental (anos iniciais) e superior. Suas principais áreas de atuação são: formação de professores, prática pedagógica, educação a distância, avaliação e projetos de trabalho.


 
Design de Free WordPress Themes | Senac - Administração Regional em Santa Catarina | Setor de Marketing e Comunicação