quinta-feira, 12 de maio de 2011

Computadores assustam professores

Uma pesquisa realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com a empresa Oi Futuro, juntamente com Ibope revelam que o mundo virtual ainda é um território que causa muito medo em muitos professores. A pesquisa ouviu 5.505 docentes e constatou que cerca de 53% dos professores admitiu ter dificuldades em lidar com tecnologia na escola por várias razões.  Entre 1.532 diretores de colégios entrevistados, a porcentagem também foi de 53%. O levantamento ouviu 25.145 alunos: 40% disseram ter problemas para usar a informática nas unidades de ensino.
Entre os professores, 35% disseram usar bastante a tecnologia em sua profissão, mas admitiram ter dificuldades em aproveitar seu potencial; 11% alegaram simplesmente não usar por falta de habilidade; outros 7% informaram não usar por outros motivos como falta de interesse ou acesso. Já entre os alunos, só 18% disseram usar muito a tecnologia, mas com dificuldades. Apenas 3% assinalaram não usar a informática por falta de habilidade. A maioria, 19%, apontou problemas como falta de interesse ou acesso para não usufruir a tecnologia. Apesar de acusarem a falta de habilidade, os docentes querem aprender: 83% apontaram os cursos de informática como os mais importantes para o aperfeiçoamento da sua atuação profissional.
 A pesquisa foi realizada entre maio e julho de 2010 e só foi divulgada agora, como parte da preparação para um projeto ousado da prefeitura do Rio.
Para George Moraes, vice presidente do Instituto Oi, Futuro, até  pouco tempo, havia uma relação de poder onde o professor era o detentor da informação. Era uma via de mão única. O que estamos notando agora é que os alunos estão um pouco à frente dos docentes, mais familiarizados com tecnologia. E os professores ainda não estão preparados para a aplicação pedagógica. Esse descompasso revela a necessidade de um processo de treinamento e acompanhamento dos profissionais.
Mais informações acesse o site: http://www.jornaldaciencia.org.br/ 

 
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