quarta-feira, 4 de maio de 2011

Uma máquina chamada memória

Memória é a capacidade de reter e recuperar informações um processo que produz alterações no nosso comportamento, permitindo que o indivíduo se situe no presente, considerando o passado e o futuro. Ela fornece as bases para todos os nossos conhecimentos, habilidades, sonhos, planos e anseios.

 Memória é, portanto, um aspecto central da existência humana. Assim, o conhecimento de sua natureza e bases biológicas é essencial para se entender a psiquê humana e desenvolver terapias relacionadas com as doenças cognitivas.

De acordo com  pesquisadores, nossa personalidade depende de duas variáveis: o acervo genético, que controla os lineamentos básicos da individualidade, e as recordações, que moldam e determinam as nossas características mais marcantes. A biologia tem se dedicado profusamente ao estudo do primeiro destes fatores, mas, até recentemente, negligenciava a análise molecular dos processos que controlam a formação, expressão e armazenamento duradouro de nossas lembranças. A complexidade do objeto de estudo do cérebro e em especial do sistema nervoso central na espécie humana exige tal interface de pesquisas que não se limita a biologia celular ou molecular. Alguns conceitos básicos pertinentes à neurobiologia da memória e sua interface com a psicologia cognitiva e a biologia molecular, permeiam a vida cotidiana em distintos níveis, modulando os processos que nos permitem desde datilografar ou realizar uma simples operação matemática até escolher parceiros e tomar decisões estratégicas.

A neurobiologia é um termo que reúne as disciplinas biológicas que estudam o sistema nervoso, especialmente sua anatomia, fisiologia e evolução.Destaca-se no grupo das Neurociências por se tratar de um recorte específico num grupo mais amplo de práticas e teorias que caracterizam tal ramo do conhecimento.

O tema será abordado de maneira bem dinâmica na etapa pré-evento Jornatec pela professora Ligia Moreiras Sena,graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Mestre em Psicobiologia pelo Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo – USP. Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Governo e ensino técnico

A presidente Dilma Rousseff lançou no último dia 28/04 o Pronatec - o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego,uma continuação da expansão das escolas técnicas realizada no governo do ex-presidente Lula. Dilma observou que a formação atual dos trabalhadores já não corresponde às expectativas do mercado e disse também que é importante para o crescimento do País aumentar o número de profissionais técnicos.
O Pronatec prevê mais 200 escolas técnicas até 2014 e R$ 700 milhões para financiamento de bolsas de estudo. O orçamento deste ano será de R$ 1 bilhão, sendo R$ 700 milhões para bolsas de estudo e R$ 300 milhões para financiamento estudantil. A verba para a construção das escolas já está prevista no Orçamento do Ministério da Educação.

Com a iniciativa, Dilma espera reduzir um problema crônico para o crescimento dos serviços e da indústria nacional: a falta de mão de obra especializada. Para demonstrar a precariedade na formação técnica, o ministro Fernando Haddad lembrou que o ensino superior somou 6 milhões de matrículas, enquanto o ensino técnico de nível médio apenas um milhão.

O objetivo do Pronatec, de acordo com Haddad, é construir mais 200 escolas técnicas até 2014. O ministro relatou que 81 novas escolas já estão em construção e deverão ser entregues até o início do ano que vem. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá R$ 3,5 bilhões para escolas do sistema S - Sesi, Senai, Sesc e Senac. O governo também irá conceder recursos com juros mais baixos que os praticados no mercado às empresas privadas que se comprometam a formar trabalhadores. Para tanto, irá usar o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) - que passa a se chamar Fundo de Financiamento Estudantil.

 
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