sexta-feira, 25 de março de 2011

Jogo web anuncia novidades contemplando redes sociais

O jogo Ludoeducativo, em sua versão inicial para vestibulandos lançada em agosto de 2010, foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) e Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC).
O jogo tem questões de múltipla-escolha, as quais os jogadores devem responder corretamente para chegarem ao final do tabuleiro. O objetivo é estimular de maneira descontraída estudantes a enfrentarem o vestibular e ampliarem seus conhecimentos em ciências.
O Ludoeducativo tem recorde de acesso, são mais de 380 mil desde seu lançamento e anuncia novidades contemplando redes sociais, novos tabuleiros e perguntas para atender o ensino fundamental.
Vários são os comentários de jogadores elogiando a iniciativa e indicando a amigos.
Assim, como sugestão dos próprios jogadores e professores, o jogo evoluiu para funcionar em redes sociais como o Facebook e contemplar questões do ensino fundamental (1º e 2º ciclos).
Para a versão/ ensino fundamental foi considerado o aspecto interatividade dos elementos, que devem ser ricos em cores e movimentos, com música e efeitos sonoros, como sendo modificações fundamentais para o sucesso no atendimento das necessidades e interesses dos adolescentes.
Baseados em pesquisa de mercado, verificou-se que essa é uma proposta inédita no contexto do ensino fundamental, por isso espera-se uma boa receptividade dos alunos, que, além do mais, gostam muito do contato com a tecnologia e principalmente com jogos.
O acesso ao jogo é gratuito e pode ser realizado pelos endereços:
http://www.ludoeducativo.com.br/ (para vestibular)
http://www.ludoradical.com.br/  (para ensino fundamental 2º ciclo)
http://www.ludoacao.com.br/ (para ensino fundamental 1º ciclo)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Novas tecnologias favorecem inclusão do aluno com autismo

Crianças com autismo podem ter seu desenvolvimento e qualidade de vida melhorados com diagnóstico precoce aliado a tecnologias educacionais específicas.

A palestra “Tecnologias para inclusão do aluno com autismo” será apresentada pelos engenheiros de produção Saul Eliahu Mizrahi e Janete Rocha Cícero, tecnologistas da área de Gestão da Produção do INT.

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT) atua nesse sentido, por meio da sua área de Gestão da Produção, integrando projeto de inclusão dessas crianças na Rede Pública de Ensino, coordenado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com participação da Secretaria de Educação de São João de Meriti (RJ).

O trabalho será mostrado ao público através do programa “ciclo Terças Tecnológicas”  na próxima  terça-feira (29/03) no Rio de Janeiro.


O ciclo Terças Tecnológicas é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, apresentando projetos como este, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Tecnologia. O objetivo do INT com o evento é estimular o debate e a interação entre tecnologistas e o público universitário, e divulgar tecnologias inovadoras para sociedade.

Você pode obter mais informações sobre a palestra e outras tecnologias inclusivas através do endereço http://www.int.gov.br/

terça-feira, 22 de março de 2011

EaD e Roberto Aparici


O renomado professor Roberto Aparici, diretor do Mestrado de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Estatal a Distância (UNED/Espanha), acredita no desenvolvimento das cidades e de suas regiões localizadas longe dos grandes centros, através da expansão do ensino a distância. Defende o desenvolvimento de novas teorias de educação a partir da experiência da EaD, onde os professores são os mediadores da aprendizagem e os alunos firmam-se como autores e co-autores do conhecimento.
Para Aparici, todo o sistema educativo está construído com base na informação e na construção do conhecimento, o que implica na necessidade de desenvolver uma sociedade do conhecimento fundada na construção das aprendizagens colaborativas.
A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação e no ambiente virtual coloca o aluno como centro do processo de ensino aprendizagem.
Podemos dizer que a aprendizagem colaborativa no ensino a distância aborda dois pontos chave, um está baseado na construção do conhecimento do indivíduo em aprender e o outro consiste em um processo de aprendizagem social onde todos trabalham em grupo.Tanto professores quanto estudantes interagem juntos independente de lugar por intermédio do computador.
Roberto Aparici estará no Brasil em  maio/2011 para  realizar palestra sobre “ As Redes de Aprendizagem e os Desafios da Educação” tema central da 9ª Jornatec , confira  a programação geral em nosso site, inscreva-se e não perca esta oportunidade de discussão.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Evento Educacional agrega Mostra de Serviços


A edição 2011 da Jornada Catarinense de Tecnologia Educacional - JORNATEC inova ao trazer  a 1ª  Mostra de Serviços SESC/ SENAC visando agregar ao evento as diferentes tecnologias já utilizadas pelas duas instituições nas atividades e serviços oferecidos a clientela comerciária e comunidade em geral.
Durante o período de realização do evento, nos dias 23 e 24 de maio do corrente ano, estará acontecendo paralelamente a Jornada de palestras, uma mostra com algumas das ações desenvolvidas pelo SESC e SENAC/SC, dentre elas será mostrado o trabalho realizado pelo Projeto SESCIÊNCIA, cujo objetivo é levar conhecimento científico através de mostras e módulos a muitas escolas de Santa Catarina.
Teremos na Mostra um Planetário Móvel, cúpula inflável que simula o céu e alguns fenômenos astronômicos, hoje estamos com esta mostra Planetário SESC no Shopping Via Catarina e temos levado conhecimento científico e diversão a crianças, jovens e adultos.
Para saber mais sobre como visitá-lo com sua escola durante a JORNATEC, faça seu agendamento pelo endereço eletrônico secretaria@jornatec.com.br 
Sobre a exibição do Planetário SESC acontecendo no Shopping Via Catarina, você pode assistir uma reportagem veiculada em mídia local no endereço  http://ow.ly/4hpiQ

RSS FeedRSS

 
Design de Free WordPress Themes | Senac - Administração Regional em Santa Catarina | Setor de Marketing e Comunicação