quinta-feira, 17 de março de 2011

Ciência e ensino não devem ter pátria ...nem fronteiras

Segundo Eloi Garcia, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz a ciência e o ensino não devem ter pátria - a não serem os limites éticos e morais - nem fronteiras, devem ser universais e chegar a todos os cidadãos.

“A ciência, como o ensino, faz parte da vida e deve chegar a toda a população. É o ponto de encontro entre a aprendizagem, o conhecimento, o pensamento e a imaginação. Ambas são essenciais porque contêm a objetividade, a visão diversificada fundamental das pessoas, a racionalidade e a luta contra o dogmatismo. Elas perdem o sentido quando se fecham em seus limites menores.”

Neste ano, 20 milhões de reais devem ser destinados para eventos relacionados a Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) abriram edital para apoiar a realização de eventos de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).
 A chamada vai investir R$ 20 milhões na realização de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares com abrangência nacional ou internacional. Para conseguir apoio da chamada, os eventos precisam ocorrer entre 1º de julho de 2011 e 30 de junho de 2012.
Podem se inscrever pesquisadores, professores e especialistas com vínculo empregatício ou funcional com instituições de ensino superior; centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados; ou empresas públicas; ou ainda dirigentes de Associação Científica ou Tecnológica de âmbito nacional. Visite o site do CNPq e acesse mais detalhes de como inscrever seu projeto de pesquisa.Os interessados em participar do edital tem até 4 de abril para encaminhar suas propostas através do site http://www.cnpq.br/    
Outra notícia que chega aos brasileiros foi o encontro do presidente da multinacional General Electric  com a presidente Dilma Rousseff anunciando a construção de um centro de pesquisa nas áreas de energia, saúde e tecnologia da informação no Brasil. Os investimentos ultrapassam os 500 milhões de dólares e garantem a geração de  mil novos empregos diretos no país.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design de Free WordPress Themes | Senac - Administração Regional em Santa Catarina | Setor de Marketing e Comunicação