Antônio Nóvoa é doutor em Educação, catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e vice-reitor da Universidade de Lisboa.
O educador português estará abrindo o evento da 9ª JORNATEC em Florianópolis, falando sobre o papel do professor com o tema “Nada substitui um bom professor”.
Em suas palestras destaca a qualificação profissional e o aprender contínuo de professores como motores para a melhoria do ensino.
Seu mais recente livro intitulado Professores Imagens do Futuro Presente/2009, que ainda não foi publicado no Brasil, mas sua cópia está autorizada pelo próprio autor, faz um retrato do que existe na educação com uma visão do que será...
No primeiro capítulo do livro uma pergunta que não cala, Professores: O futuro ainda demora muito tempo? Onde o autor relata que assistimos, nos últimos anos, a um regresso dos professores à ribalta educativa, depois de quase quarenta anos de relativa invisibilidade. A sua importância nunca esteve em causa, mas os olhares viraram-se para outros problemas: nos anos 70, foi o tempo da racionalização do ensino, da pedagogia por objetivos, do esforço para prever, planificar, controlar; depois, nos anos 80, vieram as grandes reformas educativas, centradas na estrutura dos sistemas escolares e, muito particularmente, na engenharia do currículo; nos anos 90, dedicou-se uma atenção especial às organizações escolares, ao seu funcionamento, administração e gestão. Já perto do final do século XX, importantes estudos internacionais, comparados, alertaram para o problema das aprendizagens. Os professores reaparecem, neste início do século XXI, como elementos insubstituíveis não só na promoção das aprendizagens, mas também na construção de processos de inclusão que respondam aos desafios da diversidade e no desenvolvimento de métodos apropriados de utilização das novas tecnologias.
Livro: Professores Imagens do futuro presente EDUCA Lisboa | 2009 EDUCA Instituto de Educação Universidade de Lisboa Alameda da Universidade 1649-013 Lisboa | Portugal Professores: Imagens do futuro presente © António Nóvoa
0 comentários:
Postar um comentário