terça-feira, 22 de março de 2011

EaD e Roberto Aparici


O renomado professor Roberto Aparici, diretor do Mestrado de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação da Universidade Estatal a Distância (UNED/Espanha), acredita no desenvolvimento das cidades e de suas regiões localizadas longe dos grandes centros, através da expansão do ensino a distância. Defende o desenvolvimento de novas teorias de educação a partir da experiência da EaD, onde os professores são os mediadores da aprendizagem e os alunos firmam-se como autores e co-autores do conhecimento.
Para Aparici, todo o sistema educativo está construído com base na informação e na construção do conhecimento, o que implica na necessidade de desenvolver uma sociedade do conhecimento fundada na construção das aprendizagens colaborativas.
A aprendizagem colaborativa surge da necessidade de inserir metodologias interativas na educação e no ambiente virtual coloca o aluno como centro do processo de ensino aprendizagem.
Podemos dizer que a aprendizagem colaborativa no ensino a distância aborda dois pontos chave, um está baseado na construção do conhecimento do indivíduo em aprender e o outro consiste em um processo de aprendizagem social onde todos trabalham em grupo.Tanto professores quanto estudantes interagem juntos independente de lugar por intermédio do computador.
Roberto Aparici estará no Brasil em  maio/2011 para  realizar palestra sobre “ As Redes de Aprendizagem e os Desafios da Educação” tema central da 9ª Jornatec , confira  a programação geral em nosso site, inscreva-se e não perca esta oportunidade de discussão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design de Free WordPress Themes | Senac - Administração Regional em Santa Catarina | Setor de Marketing e Comunicação