terça-feira, 29 de março de 2011

"Tabuleiro Digital", projeto inspirado nas mesas de acarajé

O professor Nelson de Luca Pretto, licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação também pela UFBA e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Estará na 9ª Jornatec proferindo palestra sobre o tema “Escola: Um Espaço de Conexões não Lineares”.
Nelson Pretto tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e comunicação, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância.
É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado "Tabuleiros Digitais" [http://www.tabuleirosdigitais.org] desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA. Estamos falando de um projeto de inclusão digital com terminais   de computadores ligados à Internet, rodando software livre por 24 horas, “promovendo o acesso gratuito ao mundo da informação e o exercício da cidadania”, palavras do professor.
O projeto foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e precisou ainda de uma série de parcerias dentro da própria Universidade. Criado em janeiro de 2004, o projeto está prestes a completar seis anos de trabalho com uma proposta de acesso aberto, gratuito e comunitário à internet.
Desde 2005, a cidade de Irecê ( Bahia), valendo-se do uso de software livre, permite o acesso à educação, cultura, ciência e tecnologia à sua comunidade. Para desmistificar qualquer idéia de alto custo ou sofisticação batizaram o projeto de Tabuleiro Digital, aproveitando o design simples e funcional dos tabuleiros de acarajé.
O professor Nelson Pretto, coordenador do grupo idealizador do projeto, explica o conceito por trás dos tabuleiros: “É fundamental para esses projetos que a liberdade e autonomia estejam em primeiro plano. Associado a isso, uma concepção de ética que valorize o bem público comum e esteja centrada em princípio como a generosidade, a colaboração, o companheirismo, em oposição à perspectiva comercial".
Para conhecer outras curiosidades sobre o projeto basta acessar http://www.idbrasil.org.br/ , ou http://www.ici.ufba.br/

0 comentários:

Postar um comentário

RSS FeedRSS

 
Design de Free WordPress Themes | Senac - Administração Regional em Santa Catarina | Setor de Marketing e Comunicação