quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ensino Médio: Currículo Flexível


O ministro Fernando Haddad deve homologar hoje  mudanças no ensino médio.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) apresentará hoje  ao ministro Haddad parecer para tornar mais flexíveis as orientações curriculares do ensino médio brasileiro.
O ensino médio tem sido considerado o  ciclo educacional que concentra os piores indicadores de qualidade da educação básica no país.
O professor Francisco Aparecido Cordão, conselheiro do CNE, explica que o documento permitirá que cada escola ou rede - municipal ou estadual construa o próprio currículo, com ênfase no mercado de trabalho e em conteúdos de ciência, tecnologia ou cultura.
Segundo Cordão,  o tema vem sendo estudado desde 2008 com base nas experiências do programa do Ministério da Educação (MEC) Ensino Médio Inovador (EMI), que injeta recursos federais em escolas públicas com projetos de inovação curricular.

Na avaliação do CNE, a reformulação curricular do ensino médio forçará o MEC a reforçar suas ações. Segundo a pasta, o EMI repassou mais de R$ 30 milhões a 357 escolas previamente selecionadas em 18 estados, totalizando 296 mil matrículas.

A Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio, aderiu ao EMI no final de 2009. A principal alteração do curso foi a mistura das matérias tradicionais com atividades extracurriculares e de capacitação profissional.
Do total de alunos da primeira turma (2010), 90% passaram no vestibular , 78% dos quais em universidades públicas.

A unidade é o primeiro modelo de escola-residente do SESC e atende alunos em tempo integral.
A matéria completa pode ser acessada pelo site http://www.jornaldaciencia.org.br/

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